Ordem do Dia/Expediente: 21 - Requerimento nº 1765 de 2019 em 69ª Sessão Ordinária de 2019 da 4ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura (69ª Sessão Ordinária de 2019 da 4ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)

Matérias da Ordem do Dia

Matéria

Requerimento nº 1765 de 2019

SOLICITA AO PREFEITO MUNICIPAL, QUE INFORME A ESTA CASA DE LEIS, PARA FINS DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO, RELATIVAMENTE AO SISTEMA VIÁRIO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO ÀS INOVAÇÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO E AOS AVANÇOS A SEREM PERSEGUIDOS PELA GESTÃO MUNICIPAL, O QUANTO SEGUE: 1 - QUAIS SÃO OS ESTUDOS E PROJETOS EM ANDAMENTO NA CIDADE DE MARINGÁ QUE VISAM MELHORAR O SISTEMA VIÁRIO COMO UM TODO, BEM COMO SE A GESTÃO MUNICIPAL TRABALHA EM PROJETOS VISIONÁRIOS, MODERNOS E DE ALTO DESEMPENHO TECNOLÓGICO VOLTADOS PARA PROPORCIONAR MAIS CONFORTO AO CIDADÃO; 2 - QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES E AS PERSPECTIVAS PARA QUE NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ SEJAM IMPLEMENTADAS SOLUÇÕES VIÁRIAS QUE PRESTIGIEM A UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTES COMO METRÔS DE SUPERFÍCIE, A IMPLEMENTAÇÃO DE LINHAS EXCLUSIVAS PARA O TRANSPORTE PÚBLICO OU A ADOÇÃO DE OUTRAS MEDIDAS CAPAZES DE PROPORCIONAR MAIOR FLUIDEZ A TODO O SISTEMA VIÁRIO; 3 - COMO É FEITO O MONITORAMENTO DO FLUXO DO TRÂNSITO ATUALMENTE E COMO PODE SER MELHORADO; 4 - SE A FROTA DE ÔNIBUS DO TRANSPORTE COLETIVO É SUFICIENTE PARA ATENDER SATISFATORIAMENTE, COM CONFORTO E SEGURANÇA, TODA A DEMANDA POR TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNICÍPIO; 5 - SE HÁ A POSSIBILIDADE DE QUE SEJAM IMPLANTADOS EM MARINGÁ, SOBRETUDO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA METROPOLITANA, MEIOS DE TRANSPORTES DE MASSA, COMO O TRANSPORTE FERROVIÁRIO; 6 - SE HÁ EM MARINGÁ ALGUM CENTRO OU FORMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO, EM QUE SE EMPREGUEM MEIOS TECNOLÓGICOS, PARA ACOMPANHAMENTO DAS LINHAS EM TEMPO REAL, CONTROLE ELETRÔNICO DA BILHETAGEM E OBSERVAÇÃO DE OCORRÊNCIAS; 7 – SE HÁ EM MARINGÁ ALGUM CENTRO OU FORMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO, EM QUE SE EMPREGUEM MEIOS TECNOLÓGICOS, PARA O ACOMPANHAMENTO DO FLUXO DE VEÍCULOS PARTICULARES, INCLUÍDOS CARROS, MOTOCICLETAS E VEÍCULOS DE CARGA, QUE INDIQUE O VOLUME DE VEÍCULOS NAS RUAS, OS PONTOS DE BLOQUEIO E LENTIDÃO E AS OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO, COMO ACIDENTES OU VEÍCULOS PARADOS SOBRE A VIA PÚBLICA; 8 – SE HÁ CONTROLE SOBRE O NÚMERO E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS PRIVADO, PRESTADOS POR “MOTORISTAS DE APLICATIVO”, E TAMBÉM DOS SERVIÇOS DE ENTREGA DE ENCOMENDAS, PRESTADOS POR MOTOCICLISTAS CADASTRADOS EM APLICATIVOS VOLTADOS A ESTA FINALIDADE; 9 – SE HÁ ESTUDOS E PROJETOS PARA EFETIVAÇÃO DE QUAISQUER DAS MEDIDAS TRATADAS NOS ITENS ANTERIORES, AINDA QUE EM MÉDIO OU LONGO PRAZO, E, EM CASO AFIRMATIVO, DECLINE QUAIS SÃO. SALIENTA-SE QUE A INOVAÇÃO E A TECNOLOGIA NO TRANSPORTE PÚBLICO TROUXERAM MUDANÇAS PARA TODOS. O BANCO MUNDIAL CHEGOU A UMA CONCLUSÃO A RESPEITO DAS PERSPECTIVAS E DOS POTENCIAIS AVANÇOS: O TRANSPORTE COLETIVO DO FUTURO SERÁ CONECTADO, ORIENTADO POR DADOS, COMPARTILHADO, SOB DEMANDA, ELÉTRICO E ALTAMENTE AUTOMATIZADO. DE CERTA FORMA, TRATA-SE DE UM “TRANSPORTE 4.0”, ASSIM COMO A “INDÚSTRIA 4.0”, COM O USO DE TECNOLOGIAS COMO BIG DATA, INTERNET DAS COISAS E INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS. AO CONTRÁRIO DO QUE SE IMAGINA, ESSE MUNDO SUPER CONECTADO NÃO ESTÁ APENAS NOS ESTADOS UNIDOS, NA EUROPA E NO JAPÃO. NO BRASIL, JÁ EXISTEM SISTEMAS DE TRANSPORTE CAPAZES DE FAZER O MONITORAMENTO DOS ÔNIBUS EM TEMPO REAL, IDENTIFICAR TODAS AS OCORRÊNCIAS EM TEMPO, PERMITIR O CONTATO COM MOTORISTAS, FAZER TODA A BILHETAGEM ELETRÔNICA E IDENTIFICAR AS GRATUIDADES. EM OUTRAS PALAVRAS, ESSA REALIDADE JÁ EXISTE NO BRASIL, MAS NÃO APARECE PARA O PÚBLICO.

Tipo de votação

Nominal

Situação de Pauta

 

Observação