REQUERIMENTO Nº 700/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Municipalidade está fiscalizando o cumprimento da Lei n. 8.252/2009, que dispõe sobre a circulação de cães em logradouros públicos e dá outras providências, sobretudo dos artigos 2.º, 3.º e 4.º, conforme abaixo descrito, e, em caso negativo, decline os motivos, pois trata-se de questão de segurança da população que frequenta logradouros públicos, bem como de estudantes e professores em suas respectivas escolas.
REQUERIMENTO Nº 701/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, tendo em vista que o atraso na identificação e assistência às pessoas com Transtornos do Espectro Autista - TEA está relacionado a um pior prognóstico do quadro e consequentemente falhas no tratamento, o quanto segue:
1 – se há possibilidade de disponibilizar mais professores para atendimento na Associação Maringaense de aUTISTAS – ama;
2 – se há possibilidade de aumentar o número de horas de atendimento psicológico de 40 para 60 horas;
3 – se há estudo que informe sobre o impacto do processo diagnóstico e do tratamento para a família dos autistas atendidos;
4 – como se dá, em nível municipal, a trajetória do processo diagnóstico, tempo de espera, profissionais envolvidos e disponibilidade de recursos humanos durante o processo de atendimento ao portador de Transtorno do Espectro Autista - TEA.
REQUERIMENTO Nº 714/2019
Autor: Vereador Mário Verri
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Municipalidade está fiscalizando o cumprimento da Lei n. 6.426/2003, que dispõe sobre a cassação do alvará e da licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, nos casos que especifica, e dá outras providências, alterada pela Lei n. 10.495/2017, e, em caso positivo, decline os resultados obtidos desde que a mencionada lei entrou em vigor.
REQUERIMENTO Nº 719/2019
Autor: Vereador Chico Caiana
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar que os ônibus do transporte coletivo que atendem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá – APAE possam realizar as paradas fora dos pontos, para atender os pais e alunos da entidade, devido à dificuldade de locomoção dos mesmos, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 730/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente à Lei Complementar n. 999/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de redes de proteção nos edifícios verticais a serem construídos no Município de Maringá e dá outras providencias, especialmente ao artigo 2.º, que trata do não fornecimento do habite-se ao imóvel que não tenha atendido a obrigatoriedade a instalação de redes de proteção em todas as janelas, varandas e sacadas de cada uma das unidades autônomas, por quais motivos a Municipalidade não está fiscalizando o cumprimento da referida Lei, uma vez que é visível a falta de proteção nos edifícios.
REQUERIMENTO Nº 742/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual é a porcentagem de iluminação rebaixada existente no Município e se o processo de rebaixamento foi feito somente em alguns bairros ou na totalidade de Maringá.
REQUERIMENTO Nº 743/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, quantas estações de tratamento de água e esgoto existem em Maringá e se são suficientes para atender a demanda do Município.
REQUERIMENTO Nº 744/2019
Autor: Vereador William Gentil
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, o quanto segue:
1 – por quais motivos a Municipalidade está terceirizando alguns serviços de arborização em Maringá;
2 – quais serviços estão sendo terceirizados;
3 – qual o valor dos aluguéis dos caminhões e máquinas utilizados para fazer os trabalhos;
4 – como é realizado o pagamento, se é mensal ou diário;
5 – qual o valor pago para a retirada de cada tronco de árvore;
6 – por quais motivos a Municipalidade não investe esses recursos em compra de máquinas e contratação de servidores.
REQUERIMENTO Nº 745/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Lei n. 7.974/2008, que autoriza a criação de programa visando à apresentação de vídeo educativo aos alunos das escolas públicas municipais de ensino fundamental, está sendo cumprida, e, em caso positivo, decline como é feito esse trabalho, se existe uma equipe que visita as escolas sistemicamente, se é elaborado o material pela própria escola e quais assuntos são tratados. Em caso negativo, decline os motivos.
REQUERIMENTO Nº 747/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Lei n. 6.080/2002, que institui, na rede pública municipal de ensino, o Projeto Escola Cidadã, está sendo cumprida, e, em caso negativo, decline os motivos.
REQUERIMENTO Nº 748/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, como é realizado o descarte ou a destinação final das garrafas de vidro coletadas pelo serviço de coleta de lixo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos - SEMUSP.
REQUERIMENTO Nº 749/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, como é realizada a fiscalização das vidraçarias existentes em Maringá, quanto à destinação final dos restos de vidros das empresas, e se existe alguma cooperativa que seja responsável pela coleta desse material.
REQUERIMENTO Nº 750/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual a destinação dada pela Municipalidade às árvores removidas das áreas públicas de Maringá.
REQUERIMENTO Nº 751/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual a destinação dada pela Municipalidade ao lixo reciclável recolhido através da coleta seletiva em Maringá.
REQUERIMENTO Nº 752/2019
Autor: Vereador Dr. Jamal
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual a ferramenta utilizada pela Municipalidade para realizar a pesquisa de satisfação dos usuários, quanto ao atendimento prestado nas unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento municipais.
REQUERIMENTO Nº 753/2019
Autor: Vereador Alex Chaves
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a implantação de Centro Dia do Idoso nas proximidades da Vila Morangueira, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 756/2019
Autor: Vereador Mário Verri
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente ao Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior e ao Terminal Rodoviário de Passageiros de Maringá Vereador Doutor Jamil Josepetti, o quanto segue:
1 – qual a quantidade de passageiros atendidos pelas empresas nos anos de 2017 e 2018;
2 – quais são as taxas fixadas para o uso dos locais pelas empresas;
3 – qual o valor arrecadado com a cobrança de taxas nos anos de 2017 e 2018;
4 – quais os investimentos e melhorias realizados nos últimos dois anos.
REQUERIMENTO Nº 757/2019
Autor: Vereador Onivaldo Barris
Requer ao Exmo. Sr. Carlos Roberto Massa Júnior, Governador do Estado do Paraná, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para o Governo do Paraná realizar repasses financeiros ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análises Clínicas – LEPAC, da Universidade Estadual de Maringá - UEM, descentralizando os recursos de saúde e educação, vez que o mesmo encontra-se com dificuldades para sua manutenção e corre o risco de fechar, deixando de prestar exames ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde - SUS, sendo o único que os realiza em toda a região, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 758/2019
Autor: Vereador Alex Chaves
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, quais praças públicas estão sendo revitalizadas atualmente.
REQUERIMENTO Nº 759/2019
Autor: Vereador Alex Chaves
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, quais os valores gastos pela Municipalidade para revitalizar as praças públicas de Maringá.
REQUERIMENTO Nº 765/2019
Autor: Vereador Odair Fogueteiro
Requer à Mesa seja constituída uma COMISSÃO ESPECIAL, composta de 05 (cinco) membros, para analisar as condições orçamentárias e financeiras de que dispõe o estado para a construção do Hospital da Criança em Maringá, apurar o andamento dos processos administrativos direcionados à consecução dessa finalidade e propor as medidas de caráter legislativo ou administrativo que se fizerem necessárias para viabilizar a execução da obra.
REQUERIMENTO Nº 768/2019
Autor: Vereador Alex Chaves
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que envie a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, cópia dos projetos arquitetônicos das obras de revitalização das praças públicas de Maringá.
REQUERIMENTO Nº 769/2019
Autor: Vereador Sidnei Telles
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Administração Municipal regulamentou a Lei n. 10.352/2017, que criou a Área do Complexo Penitenciário do Município de Maringá, visando à elevação nos níveis de segurança das instituições de segurança, dos servidores, dos apenados e dos familiares, principalmente em períodos de visita, horários noturnos, e, em eventos críticos, como motins e rebeliões, bem como se a presente lei está sendo cumprida, e, em caso negativo, decline os motivos.
REQUERIMENTO Nº 770/2019
Autor: Vereador Sidnei Telles
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente à escola rural existente nas imediações do Complexo Penitenciário do Município de Maringá, o quanto segue:
1 - de quem é a propriedade do imóvel;
2 - se o imóvel foi cedido e depois retomado da Universidade Federal do Paraná;
3 - se o imóvel pertencer ao Município de Maringá, qual é o planejamento para o uso do local.
REQUERIMENTO Nº 771/2019
Autor: Vereador Carlos Mariucci
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a pavimentação asfáltica da Rua das Azaléias, entre a Rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen e o Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul), e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 772/2019
Autor: Vereador Carlos Mariucci
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a execução do Projeto "Bota Fora" na região do Conjunto Habitacional Inocente Villanova Júnior (Borba Gato), e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 773/2019
Autor: Vereador Carlos Mariucci
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para o recapeamento asfáltico da Rua dos Gerânios, em toda sua extensão, no Conjunto Habitacional Inocente Villanova Júnior (Borba Gato), e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
REQUERIMENTO Nº 774/2019
Autor: Vereador William Gentil
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, os motivos pelos quais lixos e materiais inservíveis, como eletrônicos, sofás, pneus, dentre outros, estão sendo jogados na Pedreira Municipal, acumulando água, o que contribui para a proliferação do mosquito da Dengue.
REQUERIMENTO Nº 775/2019
Autor: Vereador William Gentil
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, qual a destinação dada pela Municipalidade aos tocos de árvores retirados das áreas públicas, tendo em vista informações repassadas ao signatário de que os mesmos estariam sendo enterrados na Pedreira Municipal.
REQUERIMENTO Nº 779/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer ao Exmo. Sr. Carlos Roberto Massa Júnior, Governador do Estado do Paraná, que determine as providências necessárias com a finalidade de autorizar a liberação de recursos para o Hospital Universitário de Maringá, para a aquisição dos equipamentos e materiais necessários, além da contratação dos funcionários administrativos, bem como médicos e demais servidores da área de saúde, para que as novas alas sejam colocadas em plena atividade.
REQUERIMENTO Nº 780/2019
Autor: Vereador Carlos Mariucci
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a poda das árvores existentes em toda extensão da Avenida Lucílio de Held, no Jardim Alvorada, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
REQUERIMENTO Nº 782/2019
Autor: Vereador Carlos Mariucci
Requer ao Exmo. Sr. Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Prefeito Municipal, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a execução do Projeto "Bota Fora" no Jardim Alvorada, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
REQUERIMENTO Nº 790/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer ao Exmo. Sr. Carlos Roberto Massa Júnior, Governador do Estado do Paraná, que informe a esta Casa de Leis, na medida do possível, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de promover, com a maior brevidade possível, o repasse de recursos para atender às necessidades do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análises Clínicas – LEPAC, da Universidade Estadual de Maringá – UEM, especialmente no que se refere à aquisição de equipamentos e materiais essenciais à manutenção das atividades do laboratório em questão, bem como à contratação de técnicos de laboratório e demais servidores da área da saúde, além de servidores para laborar na área administrativa desse órgão, propiciando que o LEPAC continue a prestar seus serviços, conhecidos por seu elevado padrão de qualidade, o qual traz tanto orgulho e confiança à população maringaense e de toda a região noroeste do Estado.
É sabido por quem mora na Vila Esperança, em Maringá, que desde a década de 70 o Laboratório de Análises Clínicas (LEPAC), da UEM – Universidade Estadual de Maringá atende diariamente grande número de pessoas que procuram o setor.
São pacientes que se deslocam de todas as unidades de saúde de Maringá, bem como pessoas que residem em outros 113 municípios vinculados à macrorregião noroeste do Estado, e que vem em busca dos serviços ali prestados, entre eles, coletas de sangue e de outros materiais para a realização dos mais diferentes exames.
O referido laboratório utiliza técnicas das mais avançadas, além de equipamentos modernos que proporcionam diagnósticos eficientes e com maior agilidade, sendo realizados diariamente entre 150 e 300 exames.
Os recursos repassados pelo SUS – Sistema Único de Saúde são suficientes apenas para a compra de material de consumo do laboratório, visto que a verba que chega do Ministério da Saúde é insuficiente para dar atendimento à saúde de toda a região.
Tal verba não é reajustada há muito tempo, e isso tem impossibilitado um planejamento de modernização de equipamentos e manutenção dos equipamentos existentes.
Também é sabido que desde muito tempo não há reposição do quadro técnico da UEM e o fluxo de aposentadorias é enorme, havendo então a necessidade de contratação de profissionais credenciados, bioquímicos, que atendem ao LEPAC, os quais têm sido contratados com recursos do Hospital Universitário, fato que não será mais possível acontecer devido à Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM).
Devemos priorizar as nossas instituições de ensino para que elas continuem a dar um atendimento de qualidade aos cidadãos desta vasta região, fato que, somado aos demais já expostos, justifica a presente solicitação.
REQUERIMENTO Nº 791/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer aos Exmos. Srs. Deputados Estaduais Adriano José da Silva, Homero Figueiredo Lima e Marchese, Manoel Batista da Silva Júnior e Paulo Rogério do Carmo, que informem a esta Casa de Leis, na medida do possível, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de envidar esforços com a finalidade de proporcionar o repasse de recursos para atender às necessidades do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análises Clínicas – LEPAC, da Universidade Estadual de Maringá – UEM, especialmente no que se refere à aquisição de equipamentos e materiais essenciais à manutenção das atividades do laboratório em questão, bem como à contratação de técnicos de laboratório e demais servidores da área da saúde, além de servidores para laborar na área administrativa desse órgão, propiciando que o LEPAC continue a prestar seus serviços, conhecidos por seu elevado padrão de qualidade, o qual traz tanto orgulho e confiança à população maringaense e de toda a região noroeste do Estado.
É sabido por quem mora na Vila Esperança, em Maringá, que desde a década de 70 o Laboratório de Análises Clínicas (LEPAC), da UEM – Universidade Estadual de Maringá atende diariamente grande número de pessoas que procuram o setor.
São pacientes que se deslocam de todas as unidades de saúde de Maringá, bem como pessoas que residem em outros 113 municípios vinculados à macrorregião noroeste do Estado, e que vem em busca dos serviços ali prestados, entre eles, coletas de sangue e de outros materiais para a realização dos mais diferentes exames.
O referido laboratório utiliza técnicas das mais avançadas, além de equipamentos modernos que proporcionam diagnósticos eficientes e com maior agilidade, sendo realizados diariamente entre 150 e 300 exames.
Os recursos repassados pelo SUS – Sistema Único de Saúde são suficientes apenas para a compra de material de consumo do laboratório, visto que a verba que chega do Ministério da Saúde é insuficiente para dar atendimento à saúde de toda a região.
Tal verba não é reajustada há muito tempo, e isso tem impossibilitado um planejamento de modernização de equipamentos e manutenção dos equipamentos existentes.
Também é sabido que desde muito tempo não há reposição do quadro técnico da UEM e o fluxo de aposentadorias é enorme, havendo então a necessidade de contratação de profissionais credenciados, bioquímicos, que atendem ao LEPAC, os quais têm sido contratados com recursos do Hospital Universitário, fato que não será mais possível acontecer devido à Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM).
Devemos priorizar as nossas instituições de ensino para que elas continuem a dar um atendimento de qualidade aos cidadãos desta vasta região, fato que, somado aos demais já expostos, justifica a presente solicitação.
REQUERIMENTO Nº 792/2019
Autor: Vereador Professor Niero
Requer aos Exmos. Srs. Deputados Estaduais Adriano José da Silva, Homero Figueiredo Lima e Marchese, Manoel Batista da Silva Júnior e Paulo Rogério do Carmo, que informem a esta Casa de Leis, na medida do possível, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de envidarem esforços, visando à garantia do repasse de recursos para atender às necessidades do Hospital Universitário de Maringá, sobretudo no que tange à aquisição de equipamentos e materiais essenciais à manutenção das atividades do hospital em questão, bem como à contratação de médicos e demais servidores da área da saúde – para que as novas alas do hospital sejam colocadas em plena atividade –, além de servidores para laborar na área administrativa desse hospital.
Infelizmente tem se tornado muito comum a veiculação de notícias informando que a “Nova ala do HU é inaugurada sem funcionários nem equipamentos“(http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/maringa/v/nova-ala-do-hu-e-inaugurada-sem-funcionarios-e-nem-equipamentos/7263376/).
Em outubro de 2013, o então governador Beto Richa (PSDB) esteve em Maringá, para inaugurar nova ala para tratamento de câncer no Hospital Universitário, mas o problema é que a unidade foi inaugurada sem oferecer as mínimas condições necessárias para dar atendimentos sequer básicos, pois não tem funcionários contratados e tal situação persiste até hoje.
Mais recentemente, em dezembro de 2018, foi entregue uma nova ala do Hospital Universitário de Maringá (HUM), que elevou a capacidade de internamento de 126 leitos para um total de 234 leitos, em 8,5 mil metros quadrados e foi edificada em dois anos, com investimentos do Estado, de cerca de R$ 18 milhões.
E esse fato tem ocorrido em todos os setores do Hospital Universitário de Maringá, seja no pronto atendimento, seja nas especialidades, no setor de atendimento a crianças e oncologia.
Mas, embora esteja apto a receber os móveis e equipamentos, o novo prédio ainda não tem previsão de quando será utilizado, pois depende de recursos para estruturação interna, ou seja, faltam funcionários e médicos, a exemplo de outros na região, como o pronto atendimento da Santa Casa de Campo Mourão, que também continua sem equipamentos e sem pessoal para trabalhar.
Lamentavelmente, a máxima política parece ter um grande fundo de verdade ao dizer que “em véspera eleitoral, o que importa é fazer a fotografia”, e isso tem sido a tônica quando falamos em Educação, Segurança e Saúde.